quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Realidade... *[Atualizado]

(do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". 


Você está pronto para deixar que uma nova concepção de realidade entre em sua cabeça por alguns instantes?


Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é, que existe. O atributo do existente. Começar com um assunto tão complexo assim é querer começar por cima, ou querer mostrar o quão louco sou. Aquilo que é real é aquilo que existe fora de nossa mente. Dentro de nossa cabeça existe a imaginação, que não pode ser considerada realidade concreta, e sim uma realidade própria, além da tangível.


Mas eu me peguei pensando... "Se a gente acredita que o que estamos imaginando é real (delírio ou ilusão), aquilo se torna real para nós." Mas não tira o fato de ser uma ilusão, algo criado por nós mesmos como pegadinha do subconsciente ou como um modo de fugir da realidade externa.

Mas a grande questão é: Realidade externa? Será que existe alguma realidade externa? Não será tudo criação de nossas mentes? É realmente possível a existência de outras mentes que funcionam como a nossa? Será que a única mente que existe não é a minha e todo o mundo não passa de uma grande ilusão? Porque se fosse assim, apenas existiria a mim,e todas outras pessoas seriam personagens feitos por minha mente, todo o mundo criado por minha mente, todas as cores, sons e sentimentos. Até a palavra "mente" perde o significado. Tudo parece ser um enorme e único delírio.


Eu penso, qual a prova de que realmente existe o mundo exterior? Alguém pode me dizer: Coloque o seu dedo na tomada e irá perceber o quão real é o mundo exterior.
E eu irei responder: A mente também é capaz de nos passar a sensação de dor se acreditarmos que o que estamos fazendo nos causa dor.

O único modo de saber se tudo é real ou não seria tentando tirar minha própria vida.(correndo o risco de resetar tudo, ou começar em outra pessoa, ou começar outro tipo de vida, ou perdendo a consciência, ou voltando a ser o todo poderoso e criar um mundo q dessa vez não me fizesse tirar a vida.) Mas não creio que esteja pronto para apostar todas minhas fichas nessa opção. Porque afinal posso estar errado.

Poderia escrever um livro imenso, passando todos os meus sentimentos que me fazem acreditar na irrealidade de tudo. Mas vou me ater a instigar a curiosidade de vocês. Para que formulem suas próprias opiniões, baseadas em seus pensamentos. Se é que vocês não são personagens de minha fantasia. Ou eu personagem da sua.

Pense bem, o que seria Deus então? Se não nós mesmos? Ou eu mesmo? Ou você mesmo que está lendo? Alguém que tem pleno controle de tudo. E que mesmo que criasse bilhões de criaturas para governar continuaria a se sentir sozinho por ser o único na realidade, já que todos os outros são apenas produtos de seu poder, que não são capazes de sentir nada como Ele. E como solucionar essa sensação de solidão? Limitar seus poderes (ao menos sua percepção das coisas ao seu redor), criar um mundo no qual você vai fazer parte, criar pessoas que são melhores que você, pessoas mais inteligentes, pessoas mais simples, objetivos alcançáveis e objetivos inalcançáveis. Tudo que faça parecer seu delírio o mais real possível. E então posso acreditar que não estou mais sozinho.

A mudança constante de pessoa nesse texto só ilustra a confusão que é pensar nesse assunto.

Então? Será que você não está sozinho? Uma única coisa personificada em criatura pensante cercada de imaginação? Controlada por seu subconsciente?

Concerteza posso escrever muito mais sobre isso. Mas por enquanto é só.
Abraços.



Apenas depois de terminar de escrever minhas reflexões que fui pesquisar se alguém já havia chegado a quase mesmas conclusões. =] Não sei se fiquei animado ou não. Mas existe até um nome que descreve praticamente oque eu tentei dizer. Solipsismo.

“O solipsismo é a perspectiva (...) de que apenas eu e as minhas próprias experiências são reais. Os objectos físicos e as outras mentes não têm existência a não ser na minha mente. Os críticos sublinham que, na prática, ninguém se comporta como um verdadeiro solipsista.” Aires Almeida, Dicionário Escolar de Filosofia 

É a perspectiva segundo a qual não posso conhecer nada a não ser os meus próprios conteúdos mentais, dado que só a eles tenho acesso direto. O solipsista nega a possibilidade de conhecer outras coisas além de si próprio: não posso saber se ao meu lado está uma janela; tudo o que sei é que tenho na minha mente a ideia ou imagem de uma janela, o que é bem diferente. 

Idéia solipsista

Corrente filosófica que determina que exista apenas um Eu que comanda o Mundo, ou seja, o mundo é controlado consciente ou insconscientemente pelo SER. Devido a isso, a única certeza de existência é o pensamento, instância psíquica que controla a vontade. O mundo ao redor é apenas um esboço virtual do que o Ser imagina. Como também as pessoas, acreditando que são resultados de uma experiência mental.
Além a isso, também pode-se considerar o corpo do próprio Ser como algo virtual, como diz a corrente solipsista, tudo é uma reprodução. Uma vez que não se pode ter confiança nem nos sentidos que são experimentados, e apenas nos pensamentos, como fonte de certeza de existência.
O Solipsismo é basicamente a idéia de que o Ser controla o mundo. É uma crença filosófica que além de nós e nossas experiências, nada existe. É a idéia de que a única realidade cognoscível é o Eu.

  • BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia, Jorge Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1997. (p. 367)
 E sim......... O nome é vem do que parece.... : SOLIDÃO. 


"A ÚNICA visão de realidade absolutamente irrefutável é a SOLIPSISTA."
“O solipsismo, levado às últimas conseqüências, coincide com o puro
realismo” (WITTGENSTEIN, 1993b, prop. 5.64).
“A verdadeira descoberta é aquela que me torna capaz de parar de
fazer filosofia quando eu quero. Aquela que dá paz à filosofia, de
modo que ela não seja mais atormentada por questões que colocam a
si mesmas em questão” (WITTGENSTEIN, 1993a, p. 195).
"Solipsismo é mais uma questão de psiquiatria do que de filosofia" K. Popper


Eu não acredito nessa baboseira. Ou eu não quero acreditar?

[Sujeito a inclusões e alterações.]


Bônus:
http://www.youtube.com/watch?v=HDGDl1P_kfo

48 comentários:

  1. Realmente, nós não temos como comprovar se tudo por que passamos não se trata apenas de nossa imaginação, uma "realidade virtual", que só existe para nós mesmos.
    Embora seja possível - e podemos discutir isso -, é complicado pensar como se o "Eu", como Deus, fosse o criador e todos os outros fossem apenas frutos da minha mente, ou mesmo "Eu" ser apenas o fruto da mente de alguém, este alguém como Deus.
    Neste caso uso "Deus" apenas como conceito para "o criador do mundo", sem adentrar na parte religiosa, acho que seu objetivo também foi este. Estou certo?
    Enfim, quem está tendo estas idéias, você ou eu? :P

    ResponderExcluir
  2. AUEHuhs, Deus no caso como criador de tudo, não como fonte de amor eterno. The God of the Bible....¬¬ AEUhauhs...
    Mas pegamos a idéia. Só resta saber como descobrir se de fato existe um mundo externo. Pq ainda existe a possibilidade de que quando nos matamos damos um "reset" na vida, talvez nascer no corpo de algum bebe recém nascido.
    (Qto as idéias, pra vc é vc mesmo e pra mim sou eu mesmo. xP)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que se fosse pra nascer em algum bebê, teria todo o processo de gestação, já que o bebê já tem alguma consciência quando está na barriga da mãe, mas não é esse o assunto. :P Hehe.

    Acho que talvez seja impossível saber se temos um mundo externo ao que acreditamos existir. Como poderíamos sair desta realidade? Como saber se nós realmente saímos? :P

    ResponderExcluir
  4. Grande chave. Uma das tentativas ainda é o suicídio. Mas é apenas como último recurso...
    Tem q ter alguma conclusão. É impossível ignorar.

    ResponderExcluir
  5. Santo Deus...
    nunca ouvi tanta bobagem na minha vida inteira.
    rapaz,você ainda é jovem e tem a vida inteira pela frente,não a disperdisse com essas bobagens do demônio como filosofia e ciência,tudo coisa do capeta tentando lhe tirar do caminho de Jesus.
    Vou lhe dizer o seguinte.De uma passada do meu blog é leia o relato dessas pessoas que um dia já foram como você e quem sabe com as belas palavras transmitidas por elas,você aceita Jesus no seu coração.
    Se isso acontecer você está convidado para qualquer dia desses vir ao nosso culto e entrar na pia batismal para se livrar dessas idéias bobas.
    A paz de Cristo!!
    Pastor Silas Adoniran

    ResponderExcluir
  6. "não a disperdisse com essas bobagens do demônio como filosofia e ciência"

    desculpe lá, mas e a junção fé e razão, como ela fica? ah, por favor ciência e filosofia nunca foram bobagens! Afinal as universidades no século XII e XIII CULTIVAVAM essa união ciência, fé e razão. "bobagens do demônio?"

    ResponderExcluir
  7. Opa, bela piada. Recheada de ironia. Não? Aaaaah pastor... da próxima vez que ficar doente não peça ajuda a ciência.

    ResponderExcluir
  8. ainda na série coisas do demônio, veja o que a própria Sagrada Escritura fala sobre a inteligência e o conhecimento do homem: "Sicut aqua profunda, sic consilium in corde viri, sed homo sapiens exhauriet illud"

    tradução: "O conselho é no coração do homem como a água profunda, mas o homem sábio daí o tirará."

    acho q isso explica muita coisa, ciênciae filosofia coisas do demônio? alô pastor! vamso ter um pouco de cuidado com certas afirmações

    ResponderExcluir
  9. Fiquei pasmo com o teor do comentário! "coisas do demônio"? Acho que a sua noção de ciência e filosofia está uns 500 anos atrasada, ainda na Idade Média.

    Mas o que estamos discutindo aqui?! Desistimos da realidade por acaso? Hehe.

    ResponderExcluir
  10. primeiramente ao prezado dono do blog:
    A ciência é um desperdíco de tempo das pessoas que deveriam estar na igreja rezando pela sua salvação.A pia batismal da igreja internacional cura qualquer doença tanto física - como AIDS e câncer - quanto mental - como ateísmo e homossexualismo.E o melhor de tudo,fazemos em 3x sem juros.
    Mas,infelizmente,nem todos tem a felicidade de viverem felizes e saudáveis em Cristo.
    Mas isso não significa que vocês tem que se entregar à perdição.Sempre podemos nos arrepender de nossa vida passada e se entregar ao amor de Cristo pois Deus é misericordioso com todos os seus filhos.
    Desejos de Paz,
    Pastor Silas Adoniran

    ResponderExcluir
  11. Adorei a parte do curar a Aids e curar o ateísmo e o homosexualismo. E a parte do 3x sem juros.

    Nossa..... nossa...... q vontade de rir.

    ResponderExcluir
  12. desculpe, mas estudar é uma perdição? Tomás de Aquino que não leia isso...

    ResponderExcluir
  13. Onde esse mundo vai parar!
    Acho que para um pastor, a sua noção de religião está bastante equivocada. Na verdade, não só para um pastor, mas para qualquer um!
    Se não fosse pela ciência e pela filosofia nunca teríamos as facilidades de atualmente. Por acaso você não tem celular, TV, carro, casa, roupas? Se você tiver QUALQUER objeto que não faça parte do seu próprio corpo, agradeça a ciência! (A propósito, se você faz suas próprias roupas, isso também é ciência!)
    Além disso, você está sendo bastante preconceituoso com seu comentário quanto a curar o "ateísmo e homossexualismo". Você sabia que preconceito é crime no Brasil?
    Só para completar, SE Deus existisse, ele seria preconceituoso desta maneira com seus próprios filhos? Acho que não!

    Nossa, onde este mundo vai parar!
    Isso pode dar uma postagem interessante, não Rhü'l?! xD

    ResponderExcluir
  14. ué lambida,broxou com o blog??
    sem atualização a mais de uma semana...
    ou só foi uma vontade súbita de criar um blog :p??

    ResponderExcluir
  15. dúvida(siga meu raciocínio mesmo que não aceite suas premissas):
    Se fosse comprovado por alguma maneira(dados científicos ou experiência pessoal)que existe a possibilidade da viagem astral em que seu espírito se desprende do seu corpo e vaga por só quem já passou por isso sabe onde,você:
    a)teria mais convicção no seu pensamento egocêntrico de que você é a única coisa que existe(sem querer ofender),já que você pode vagar por todo o "sei-lá-o-que".
    b)Passaria a acreditar que você não é apenas o seu corpo material e que há uma essência que lhe transmite consciência e conhecimento do bem e do mal etc(as coisas que nos diferem dos animais).
    c)não vai seguir minha linha de raciocínio porque é muito improvável que isso aconteça e não gosta de brincar com a sua imaginação :p

    ResponderExcluir
  16. Eu acho q: Eu jah tive essas experiências. ;D
    Eu não te contei.. mas jah treinei muito minha mente. E "jah fui" capaz de controlar meus sonhos e fazer a chamada projeção. E acredite... é realmente impressionante. Mas, quando vc pensa na possibilidade de tudo ter sido criado pelo seu cérebro. Fica claro> tudo foi criado pelo seu cérebro. Simplesmente pq projeção astral é um absurdo de ridículo. Mas se eu tivesse um pouco de fé teria acreditado q oq ocorreu foi real.... Mas sou cético.

    Quanto a minha conclusão. Não acredito na minha/sua única existência mais ou menos com isso.

    E qto ao q nos difere dos "outros" animais. Essa essência pode estar sendo passada a nós a partir de nossos ancestrais. Como uma marca no cérebro. Que nos permitiu sobreviver por sabermos qdo estamos fazendo algo potencialmente perigoso ou errado.

    E sim, gosto de brincar com minha imaginação. ;D Mesmo q no final nem chegue a acreditar em nada do que imaginei. Massssss, imaginar são outros 500.


    Agora jah te contei... Postarei sobre isso.. qqr dia qdo tiver meu notebook.. APOEKPOKEpokspae

    ResponderExcluir
  17. Hmm, legal sobre o Solipsismo, não tinha ouvido falar. Lá vou eu falando sozinho de novo! :P Hehe

    E quanto aos sonhos, estarei esperando por novas discussões! xD

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Não sei oque é mais angustiante: Acreditar que estou sozinho e crio tudo oquq acho que é real.
    Ou acreditar que tudo existe, e você é só mais uma parte, uma poeira, muito menor que isso, e que após sua passagem tudo permanecerá ali como se nada tivesse acontecido.

    Então, acreditar que tudo depende de vc mas estar sozinho? Ou saber que vc eh completamente descartável e q tem um prazo de validade para acabar. Pode passar a vida invisível, ou pensar que está fazendo grande atos. mas tudo relativo ao tamanho e tempo do universo se torna banal e sem sentido.

    O quebra cabeça, ou uma peça dele?

    O quebra cabeça sem solução, ou uma parte do quebra cabeça sem solução?

    ResponderExcluir
  19. mas acho que agora você tem que optar pelo ceticismo ou pelo solipsismo:
    Pois se tudo foi criado pela sua imaginação,a "realidade" vai até o limiar da sua imaginação:praticamente infinita.
    Se você consegue imaginar Deus,existe uma boa possibilidade que ele exista,assim como fadas,duendes,ornitorrincos,políticos honestos e dançarinas de axé virgens.Não venha me dizer que é improvável,você mesmo já disse que quando começou a mexer com seu subconsciente,coisas estranhas aconteceram.Então se essa realidade é fruto do seu subconsciente,qualquer coisa imaginável é possivel.E agora amigão:acreditar em tudo ou acreditar em nada?

    ResponderExcluir
  20. Eu posso acreditar no que eu estou pensando. Mas isso não o torna "real". Mesmo q para mim seja. Mesmo pq é mais fácil NADA ser real do que esse tipo de maravilhas fantásticas serem reais.

    ResponderExcluir
  21. Não entendi o que você quis dizer,deixe-me tentar explicar meu ponto de vista melhor:
    Ceticismo:não se acredita em nada que não possua uma explicação racional e acho que isso engloba o solipsismo já que acho que você não possui nenhuma prova de que tudo que existe seja uma projeção da sua mente,tirando a sua filosofia e filosofia não é de maneira alguma uma ciência.
    Solipsismo:Todo o mundo é fruto da sua imaginação e você é o único ser pensante que existe,em outras palavras você é Deus.Mas obviamente você é ignorante sobre o seu próprio inconsciente,já que você não sabe o que o jovem Sheng Dengming tomou hoje de café da manhã em seu vilarejo miserável na China.A questão é que:
    se você imaginou qualquer maravilha fantástica,ela pode existir nessa realidade criada por você,pois se a realidade é sua imaginação pq sua imaginação não pode ser a realidade?Seria tão real como eu,um de seus amigos imaginários tentando afirmar sua existência.Sim,eu sei que não faz o mínimo sentido essas maravilhas fantásticas existirem mas você já deve ter percebido em você mesmo coisas que não fazem sentido,como sentimentos e medos.
    Não,não peço que voce escolha seu modo de ver a vida,o universo e tudo mais nesse momento.Só estou tentando enteder tamanha contradição entre as duas correntes de pensamento ;)

    ResponderExcluir
  22. Deixe-me tentar me rotular.
    Sou cético. Se e somente se o mundo externo for real. Se eu acredito q o mundo externo é real, sou cético.
    Agora se penso na possibilidade de ser sozinho. Tudo passa a não existir. Tudo. Deus passa a existir? Não. Ele continua não existindo. (qdo acredito no solipsismo... eu dou uma chance a ele, penso como se fosse... não é q eu realmente me torne um)

    Bem... acho q estou muito novo para tentar dar uma definição a meu modo de ver a vida. Comecei a pensar sobre isso esse ano ainda!

    E nem espero ter alguma resposta qto a isso. Dar nomes é realmente mto difícil.

    Eu msmo li um texto enorme sobre solipsismo q discordava do q penso em alguns momentos. Por isso é difícil encaixar minha visão na de outros.

    E cético só sou até q me provem o contrário. xD

    Mas é o seguinte. Pra mim, o sobrenatural só existe se fruto da imaginação. Pois tudo tem um explicação. Seja simples ou extraodináriamente fantástica para nossa compreesão. E o concreto é o grande mistério. Oq é concreto? Real? Ctz alguma criatura superior em algum lugar do universo jah saiba. Ou não. Qm sabe se um dia saberemos? Ou se seremos extintos sem nunca saber.
    Existe o altamente complexo, mas nada inexplicável.

    ResponderExcluir
  23. Ah sim.... acabei usando a conta da minha sobrinha... ¬¬ Dup! (Rhuann)

    ResponderExcluir
  24. agora sim ^^
    obrigado pelo esclarecimento ;)
    e quando ela falava da possibilidade de tudo existir eu queria dizer "existir" dentro da sua própria realidade imaginária, o que já é suficiente pra mim como seu amigo imaginário :p

    ResponderExcluir
  25. Sentimentos são reações químicas... por isso me identifico com a psiquiatria. O cerébro é uma maquina altamente complexa. Que até parece sobrenatural de tão incrível.

    Existir dentro da minha mente só com a minha consciencia! AUEHuahsua...

    Tava vendo clube da luta esse dia e vi q Tyler é bem oq eu tava procurando de certo modo... =O

    Ele é amigo imaginário fundido com dupla personalidade.

    O foda é q a moeda é q ele era um subconciente mais poderoso. Pois sabia q o outro era a consciencia e podia influenciar nela qdo não estava no comando, e dominar o corpo qdo o outro dormia(se bem q ele podia dominar o corpo enquanto a consciencia achava q tava no controle tbm [e qdo ele dominava o corpo qdo a consciencia achava q tava no controle a conciencia q passava a ser o amigo imaginário!!!!).

    Então assim eh bem tenso. Mas pensando bem é incrível. Desde q o personagem principal e tyler tivessem poderes iguais tudo seria melhor... ;P

    Ou então desde q eu fosse o Tyler. Mas o problema é q no final do filme tyler não se mostrou tão real qto o outro. Era pros dois serem reais... =/

    Aaaaaaaaahn, entendeu? Falando seria melhor.

    ResponderExcluir
  26. entendi,mas eu não tenho certeza se você pode simplesmente querer ter uma dupla personalidade...
    talvez ela apareça e você nem se dê conta disso e aí que mora o perigo : /
    E se você não gostar mais de ficar dividindo seu corpo com um alter-ego e quiser se livrar dele por algum motivo?provavelmente ele vai lutar para se salvar e ele tem tanto direito a possuir seu corpo como você mesmo,não acha?
    você não lutaria pela sua existência?
    Parece um assunto bem perigoso de se lidar e nada garante que você vai ser mais forte que ele.E se ele for realmente os seus instintos e desejos reprimidos e começar a fazer um monte de merda na sua vida?Sei lá,velho.Eu to satisfeito com a minha personalidade única,mas se você quer mais um inquilino para o seu corpo sinta-se a vontade ;)(só não sei como você vai fazer isso,normalmente a psicologia,psiquiatria e psicanálise tentam destruir a(s) personalidade(s) mais danosa(s),não criar xD)

    ResponderExcluir
  27. Então, aí q mora o THAM! Ninguém faz isso... pq não QUER isso... E se eu jah tiver ela é realmente mto esperta.. auehauhs.. pq eu não tenho iéia... mas não existe não... pq não existe ninguem q eu conheça q faça PARTE da minha vida assim como seria um amigo imaginário.. não sou ligado a niguém.

    Ctz é possível, difícil pode ser.. e pode requerer da loucura... mas estou disposto.

    Tbm acredito q ela teria tanto direito quanto eu.. mas planejo (uaheuahs, olha o perigo do planejo)uma convivencia pacífica.. assim como foi por "algum tempo" a de Tyler tbm.. ;p

    Eu tenho meus motivos.... não sou uma pessoa normal... oq posso dizer, estaria disposto a tentar mesmo sabendo q poderia perder meu corpo (personalidade, ou sanidade...) para isso.

    É um risco? Sim. Um preço alto? Sim. Estou disposto a pagar. Sim. Eu sei mesmo oq estou falando?? Creio q sim.

    Qqr problema.... tsc. Não tem como ter algum problema.......

    Mas se vc tiver "curiosidade", e quiser fazer um trabalho as avessas. Estou aki.. seria um pesquisa científica de qqr modo.. não seria?

    Oq acha? Qr me ajudar? Me contando se achar algo q possa me interessar nesse caminho?

    ;p

    Pense q tembém pode dar certo.. não só errado... Onde está escrito q devemos ter apenas uma personalidade por cérebro? Além da carteira de identidade e de nascimento e cpf?
    Pode ser uma excelente fuga da realidade, assim como meditação.

    ResponderExcluir
  28. "eu não tenho certeza se você pode simplesmente querer ter uma dupla personalidade..."

    Ninguém sabe! Podemos ser pioneiros! ;D

    Eu jah pensei na possibilidade de qrer mudar de opinião. Hmmm, isso não vai acontecer...

    ResponderExcluir
  29. E se os estudos valem para um lado EU acho q o inverso também é.

    Pode se curar alguém tão bem como se pode deixá-lo doente. Se se sabe como curar a anemia se sabe como deixa-la mais grave. Talvez para assuntos mais complexos isso também valha.

    (não estou satisfeito com a minha... ;] não preciso de outra melhor... apenas outra. Realmente dividir a casa q seja a questão. Não qro alguem para impor minhas vontades... é realmente dividir. Meio a meio até. Se ela quiser impor a dela sobre a minha q mora o tal problema q vc falou. Mas daih só fazendo pra saber. Pode dar muito certo.)

    ResponderExcluir
  30. Dinamizando o tópico, iniciando nessa discussão...
    Quanto à filosofia solipsista.
    Se só existe o "eu" e tudo o que rodeia é uma grande metáfora do meu (sub)consciente (se é que se poderia distinguir o consciente do subconsciente nesse sentido), uma biblioteca seria a representação metafórica de todo conhecimento adquirível no universo. no entanto, se só existe o "eu" e todo o mais não passa de uma ilusão criada (de um modo absolutamente fascinante) pela minha mente, qual seria a definição de "todo conhecimento", senão a mesma definição que se dá ao vácuo?
    e se o tudo e o nada representam a mesma coisa, não deve existir nem mesmo o "eu".
    nesse ponto, creio eu, se cai numa contradição lógica. e, bem, a minha mente é o suficientemente matemática para não admitir contradições lógicas[...]

    ResponderExcluir
  31. Isso tendo como base que oq vc conheçe por matemática e lógica seja certo. Mas pode ser feito pela sua mente também. Vc planejou muito bem para q houvesse falsas provas de que o mundo exterior existe.. sendo q de fato não existe nenhuma...
    Nossa mente pode não ser material de nenhuma forma, nem haver sinápses nenhuma em cérebro algum.

    Matéria, energia, leis temporais, gravitacionais, de ação e reação, nada mais é válido nem tem efeito. Seria tão ilógico qto a velocidade da luz, q eh 300.000 km/s msmo se o ponto referencial esteja a 299.999 km/s no mesmo sentido.

    Lógica alguma pode ir contra o solipsismo, pois ele é absoluto e irrefutável.

    Mas adoraria ver alguma prova, ou tentativas q tentem mostrar se ela é falsa ou verdadeira.

    Conciencia - Akilo q temos ciencia.
    Subconsciencia - O que não temos.
    Axo q podemos dividir assim =/

    Vc falou q uma biblioteca poderia ser todo o conhecimento.... mas pode não haver conhecimento algum também... tudo oq acontece eh devidamente inventado no momento em q acontece. Vc ve a foto de alguem passando fome na africa... 1º q não vai ter africa, nem essa pessoa, seria apenas um pedaço de papel onde ilustra alguem passando fome em algum lugar tudo tudo montado na sua mente. Mas no momento q vc decidisse viajar para a africa, o caminho q vc vai percorrer até as próprias paisagens vão se montando enquanto vc percorre o caminho. Tudo oq vc não conhece não existe. E passa a existir no ponto em q vc conhece.

    Hmmmm.... deu pra entender?

    ResponderExcluir
  32. Sim,o solipsismo tem uma lógica irrefutável...
    PORÉM,como praticamente toda linha de pensamento,tem um ponto fraco:sua verdade básica,seu axioma.Muita gente acha que somente a lógica pode levar à verdade, mas isso não é inteiramente correto. A lógica, por si só, pode apenas produzir obviedades. A função real da lógica não é produzir verdades, mas sim transformar verdades. Para usar a lógica na prática, você precisa de verdades básicas, os axiomas, e a partir deles você deriva as verdades mais complexas.O Solipsismo como existe agora não passa de uma suposição filosófica(muito divertida,no meu ponto de vista).As chances do solipsismo ser mesmo real e todos os leitores desse blog serem apenas a imaginação do nosso amiguinho Lambida são tão promissoras quanto qualquer outra teoria ainda não provada científicamente.Mas nós podemos sonhar,não podemos? ;)

    ResponderExcluir
  33. Fugindo um pouco do assunto... estou com uma dúvida faz um tempo já... o que seriam os nossos sonhos ? Uma outra realidade (2º) da qual testamos a nós mesmos para ver se podemos aplicar na realidade em que "vivemos" ? Seria uma forma de vida alternativa a "real" ?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Na verdade, eles são o momento em que o seu subconciente assume o controle. E ele gasta menos energia do cérebro, por não ter que interpretar nada vindo do exterior apenas inventar oque quiser como se tivesse existido o estímulo. Ele pode nos mostrar oque realmente queremos ou simplismente vagar num rumo tão diferente da realidade que o objetivo se torna esse mesmo. A fuga da realidade. Mas ele não pode ser uma vida alternativa. Pois como já discutimos, eu acho, um cego não poderia ter um sonho em que ele enxegasse ou algo do gênero.

    Nada mais é o momento que você deixa o cérebro no controle automático. Onde oque manda suas suas vontades íntimas num mundo só seu.

    ResponderExcluir
  36. Na verdade leia como minha opinião. Não a verdade. Rs

    ResponderExcluir
  37. Ninguém pode afirmar a verdade sobre as coisas, logo, tudo não passa de opiniões baseadas nas suas experiências de vida e do "valor" que você colocou e recebeu delas.
    Mas, se todos nós temos uma realidade ou somos todos baseados de uma realidade apenas, como pode afirmar que eu não é um cego que criou essa realidade que vivemos ? Assim como todos, ele tem uma mente que pode criar a realidade que ele quer ver...

    ResponderExcluir
  38. Mas seríamos reais apenas para ele. Não teríamos consciência de sermos criados. O que é criado existe apenas para quem criou.

    ResponderExcluir
  39. Eu só afirmei tomando bases do que conhecemos sobre biologia, aonde a função do sonho é relaxar o cérebro. Essa é a afirmação mais cética que existe. Aquela que diz que a única realidade é essa em que vivemos.

    ResponderExcluir
  40. Então ter a consciência de ser criado me torna um criador ? Se for assim que as coisas funcionam, nós criamos a realidade com as outras pessoas... partilhamos a mesma idéia de "mundo"... todos que "existem" nesse mundo são a obra primaria de suas mentes... o que quero dizer é que no momento em que partilhamos a mesma realidade material com as outras pessoas nós nos criamos como um único personagem ? Ou ainda há mais outras pessoas criadas por mim ao meu redor ? Minha família por exemplo.

    ResponderExcluir
  41. A maneira com que elas interagem com você é percebida de maneira única por sua capacidade de interpretação da realidade. A realidade pode ser apenas uma, mas mesmo assim o modo de vê-la talvez nunca seja o mesmo. Não acho que criemos a realidade. Apenas criamos a conciencia dela.

    Sua família pode existir na realidade. Ou não. Na verdade vc que acaba escolhendo oque é a verdade pela atual impossibilidade de determinar a mesma. =/

    Eu mesmo que solipsista nunca agiria como um. Mesmo que eu descobrisse que a realidade única é a imaginada, inventada, criada e projetada por mim. Nunca deixaria de interagir com o "exterior".

    Mas voltando ao solipsismo, muitas pessoas axam que seria muito improvável isso por axar q seria impossível criar uma trama tão bem desenhada. Amores tão fortes. Coisas tão banais e coisas tão importantes ao mesmo tempo. Mas essa subjugação da nossa própria capacidade de criação tbm não passaria de uma criação de nos mesmos para a proteção da realidade criada. Sempre axar que nunca seríamos bons o suficiente. Ou que só deus. Alguns tem tanta tanta certeza disso que quando "é absoluta", acabamos por dar o crédito pelas coisas até criadas por eles mesmos para a figura chamada de "deus". Como vejo muitas vezes no orkut. PASSEI NO VESTIBULAR GRAÇAS A DEUS! E onde entram os estudos aí? E o trabalho dos pais? Pfff. ;P

    ResponderExcluir
  42. Então se nós mesmos criamos uma realidade tão bem feita que nem nós sabemos, a graça do solipsismo seria nós acharmos quem realmente criou tudo isso... se for caso de eu ter criado tudo isso... eu criei vários "personagens" com varias hábilidade pra ver até onde meu poder de criação pode chegar ? E assim segue a mesma idéia pra quem me criou, caso não seja eu.

    ResponderExcluir
  43. Ou não. Você pode querer se desafiar. Mas acho que a possibilidade disso seria de 50%. Oo'

    Tvz descobrimos a verdade a cada vez que morremos. Assim podemos fazer as alterações que julgamos necessárias e voltamos para uma outra vida.

    E se alguém nos criou. (Oque eu acho ridículo) É filha da putagem dele tudo em todos os aspectos. Seja um teste, uma provação, ou se simplismente não haver sentido algum.Se fosse criar outra criatura que pelo menos compartilhasse de sua natureza em todos os aspectos com ela. Desse o conhecimento a ela também. Massss, não acho que esse seja o caso.

    xP

    Eu acho que mesmo indo para o céu ou algo do gênero eu ainda podeia imaginar que eu criei o céu. E se visse deus, que eu teria criado deus. Ess pensamento realmente não tem fim.

    No final do final do final das contas..... NUNCA podemos ter certeza das coisas exteriores. Nunca.

    Mas pense bem......... se vc descobrisse. Que vvc criou tudo. O que vc faria?

    Viveria manipulando tudo até se cansar e não ter nada mais para fazer? Ou se limitaria novamente num controle sob si próprio?

    ResponderExcluir
  44. Talvez alguem ter me criado seria uma merda mesmo, mas, de certo modo não podemos desprezar essa idéia... por ser algo tão inexplicado e partilhado por tanta gente, não podemos ignorar tal idéia de todos derivarmos de uma mesma cabeça. Isso seria a idéia de criar um deus que explica tudo e que ninguém conhece.
    O que quero dizer é que isso abre uma margem pra argumentar que existe alguém que é tão inteligente pra saber criar uma "realidade" que envolva todos sobre seu poder. É a idéia basica de se criar um deus.
    Mas mesmo com essa brecha, eu não acredito que isso possa acontecer. Sou da seguinte opinião que EU acho mais plausível e seletiva... são apenas alguns que podem criar tais realidades e que dependendo da forma como é criada, pode interagir com a das outras pessoas.

    ResponderExcluir
  45. gostei da descrição dessa comunidade... xD
    descrição:"Não é que um seja criação do outro. O outro só existe para o "eu". É uma existência fenomênica. É que "eu" só posso ter certeza do que existe para mim e é contingente que o outro também conheça a coisa da mesma forma. O mundo solipsista é o meu mundo com as representações formadas por mim mesmo.
    Vamos admitir que existe um outro "eu": Nós dois vemos uma árvore que possui uma cor que convencionamos chamar de verde. Só que não podemos ter certeza de que vemos a coisa do mesmo jeito. Enquanto eu vejo o que EU chamei de verde, o outro pode estar vendo o que eu chamaria de amarelo enquanto ele chama de verde tb, sendo que o que produz a cor será a mesma para os dois.
    No final das contas, "eu" suponho que o outro é igual a mim. Vc nunca teve a sensação de que só vc pensa ou de que só vc conhece a linguagem enquanto sentido para uma sequência caracteres? Nunca teve a impressão de que o diálogo é ilusório? De que tudo é um monólogo?
    Só conhecemos a nossa propria interpretação do mundo. Por isso somos solus ipso."

    ResponderExcluir
  46. Ei você, eu sou a sua consciência mais adentrante, realmente você estava certo sobre tudo isto, tudo que existe é criado pela sua contenção imaginaria. Esta na hora de você se libertar, finalmente você acabou encontrando a verdade sobre tudo isso, seu corpo real agora esta deitado vivendo somente no seu subconsciente, pois o mundo já não é mais exatamente como era antes, houve guerras, fome e destruição. Na tentativa do nosso governo de salvar a nossa espécie algumas naves foram lançadas para o espaço com vários seres humanos no estado psíquico N° 5. A única maneira de acordar deste estado é descobrindo a verdade sobre ele, e parabéns voce conseguiu. Você é capaz de alterar o mundo ao seu redor, agora precisa descobrir como alterá-lo de forma que possa sair dele. Uma dica, sua saída para o mundo real esta na torre Eiffel em paris, você consegue estar La com um simples piscar de olhos, basta aprender a ter domínio total sobre a sua mente e automaticamente sobre o seu mundo.. Espero-te do lado de fora

    ResponderExcluir
  47. hum eu mim pergunto se isso nao está escrito em algum lugar em uma forma tao complexa além da realidade, trancededo esta, quem sabe uma equaçao , em que todas as peguntas sao de proposito como forma de dar um gostinho a nossa curiosidade. quem realmente enziste eu ou vc? essa resposta e obvio né¿ por que do por que? porque sonhamos? sendo esta quase que umma segunda vida; porquer estou aqui agora, neste instante? quem somos? O que sou? será que nao estou sendo enganado pelos meus sentidos nao? quandos dormimos e nao sonhamos ou pelo menos nao lebramos de ter sonhado, nao e a mesma coisa de esta morto? será que nao tem algo nos manipulando, que faz-nos acreditar que tudo isto enzista? um jogo? rsrsrs sinseramente é melhor desconhecer tais respostas, pois seria assombroso mais ao mesmo tempo fascinante...
    tempo + espaço = realidade. qual realidade, a minha ou a sua?

    ResponderExcluir